UFRN agiliza circulação da informação científica

28/09/2010 22:32

O lançamento do Portal de Periódicos da UFRN, no ar desde 24 de setembro, corrobora a política de difusão científica institucional da maior e histórica instituição de ensino superior pública do Rio Grande do Norte – a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Há mais de 50 anos gerando conhecimento e preparando docentes, pesquisadores e profissionais para o mercado de trabalho, a instituição é referência em pesquisa. Demanda, portanto, no âmbito estadual, o maior volume de informação científica e tecnológica.

Constituído a partir de uma ação conjunta da Biblioteca Central Zila Mamede, Editora Universitária da UFRN, Pró-Reitorias de Pesquisa e de Pós-Gradual, além do IBICT, o novo suporte nasce com seis periódicos. Segundo Cristina Tinôco, Diretora da Biblioteca Central, o portal estimulará o surgimento de novos periódicos eletrônicos na instituição. Na ocasião do lançamento, o Reitor da UFRN, prof. Ivonildo José Rêgo, destacou a rapidez e a abrangência de títulos. “A partir desse portal, daremos maior amplitude e agilidade à circulação da informação científica”, finalizou o Reitor.

Por ocasião do lançamento, os participantes foram contemplados com uma palestra de Miguel Ângelo Mardelero, do IBICT, sobre o uso e a promoção da utilização do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista Científica – SEER. Doutor em Ciência da Informação pela UNB, Miguel Mardelero deixou claro que a comunicação científica sofreu grandes transformações nas últimas décadas, principalmente depois da quebra do monopólio dessa atividade e que isso só beneficia a comunidade científica e a população em geral. Durante muito tempo, explicou Miguel, apenas as editoras publicavam a informação científica por meio de impressos. O surgimento de suportes eletrônicos, frisou Miguel, instalou o paradigma do acesso livre à informação científica.

As primeiras revistas científicas eletrônicas nacionais surgiram na década de 90 e instalaram um novo contexto para a comunicação científica. Atualmente, a maioria das revistas científicas no Brasil tem acesso livre, segundo o palestrante, o que acaba construindo um novo panorama nacional para a difusão da informação científica. Isso só foi possível a partir da inovação tecnológica, a qual gerou várias ferramentas para tal fim. E as perspectivas para o acesso livre no Brasil são positivas, tendo em vista a tramitação do Projeto de Lei no Congresso Nacional, o qual prevê que toda a produção científica nacional deverá ser disponibilizada em repositórios, bibliotecas digitais, periódicos eletrônicos e outros suportes mais de acesso livre à informação. Para acessar o portal: www.periodicos.ufrn.br

 

Fonte: Sirleide Pereira, jornalista e mestranda do PPGCI/UFRN. Orientanda da profa. Dra. Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira

—————

Voltar