PBCIB n. 2 de 2015 – 10 anos de publicação¹

30/12/2015 15:27

Apresentamos, em https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/26537/14228,  o número 2 do volume 10 da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB). Neste número, foi mantida a publicação em tempo real, com conteúdo disponibilizado na medida em que manuscritos e relatórios de indexação são aceitos, política editorial que tem alcançado resultados significativos.

Além da tradicional indexação de resumos de artigos publicados em periódicos científicos brasileiros, em 2015 a PBCIB acrescentou três seções editoriais compatíveis com sua função de periódico científico de referência.

A primeira delas,foi aberta à publicação de artigos originais de Pesquisas em Andamento nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia e Arquivologia; a segunda, à publicação de Memórias científicas, sejam relativas a homenagens especiais a pesquisadores ou a eventos significativos das áreas citadas; a terceira, à publicação de artigos originais de revisão de literatura, oriundos de teses de doutoramento em Programas de Pós-Graduação na área de Ciência da Informação.

Esperamos, com essas ações, ampliar as possibilidades de compartilhamento de interesses e resultados de pesquisa entre pesquisadores brasileiros, no sentido de atender à recomendação de Ranganathan para “poupar o tempo do leitor” ― que acreditamos ser o mote adequado a um serviço de referência.

Dando continuidade à política editorial da PBCIB, os resumos indexados neste n.2 de 2015 foram selecionados por Editores Ad Hoc a partir de temas de interesse do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão social, quais sejam:

ciência da informação, biblioteconomia, epistemologia, interdisciplinaridade, profissionais da informação, profissionais bibliotecários, informação e inclusão social, responsabilidade da ciência da informação, competências em informação, identidade cultural e inclusão digital, gestão e tecnologia da informação e políticas da informação.

 

Para o presente número, foram feitas busca e seleção dos resumos de artigos, resenhas e recensões nos periódicos publicados no segundo semestre de 2014, no primeiro e no segundo semestre de 2015. De modo que neste n.2 de 2015 estamos publicando 251 itens de informação, completando os 10 anos da revista em um contexto de grande produtividade dos periódicos científicos brasileiros, nas temáticas abordadas na PBCIB.

O quadro 1, a seguir, mostra a distribuição dos itens de informação nas categorias de seções da PBCIB:

Quadro 1 - Itens publicados no fascículo n. 2, v. 10 (2015)

Pesquisa em Andamento

Resumos  Artigos Científicos

Artigos de Revisão

Memórias Científicas

Resenhas de livros/artigos/mídia

Sumários  revistas indexadas

 

24

152

2

4

1

68

Fonte: Elaboração própria.

 

 

Os editores Ad Hoc colaboradores da PBCIB deste fascículo são:

Leyde Klébia Rodrigues da Silva, Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT

Thamyres Ferreira Rodrigues, Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

- Pablo Matias Bandeira, Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Carla Maria de Almeida, Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

- Edclayton Bruno Fernandes Silva, Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

 

Somos gratos a todos os colaboradores deste fascículo, e esperamos contar com seu precioso tempo, habilidade e competência na produção do próximo número da PBCIB.

Aos usuários da revista e leitores deste texto, desejamos que desfrutem da viagem no território da informação que nossa equipe preparou.

Até o próximo número.

 

Comissão Editorial

Gustavo Henrique de Araújo Freire

Isa Maria Freire

Vânia Hermes de Araujo

 

¹ Texto completo em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/26537/14228



[1] Conforme verbete em Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Ranganathan

 

—————

Voltar