Nossas bodas de algodão!

06/08/2012 15:07

Isa Maria Freire*
Maria Giovanna Guedes Farias**
Aline Poggi Lins Lima***
Maurício Pereira da Costa Junior****
Breno Oliveira Nóbrega do Nascimento*****
Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos******
 

Após dois anos de criação do Blog De olho na CI, em 9 agosto de 2010, comemoramos não somente as bodas de algodão com nosso público leitor, mas também suas primeiras 100 mil visitas.

 

Esse canal de comunicação científica nasceu a partir da inspiração da profa. Isa Freire no âmbito do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq.

 

Criado para comunicação entre a revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB) e seu público-leitor, De olho na CI tem como linha editorial disseminar notícias relevantes visando informar profissionais sobre eventos no campo da Ciência da Informação: Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Gestão da Informação.

 

Para manter o Blog atualizado várias fontes são utilizadas, destacando-se as listas de discussão da Ancib, do Edicic, os sites governamentais, os blogs da área, as redes sociais e pessoais.

 

Nossa produção editorial, notícias e ensaios, é submetida à criteriosa análise por parte dos editores, com o objetivo de manter o foco no interesse dos leitores. Há um ano (2011), comemoramos o marco de 3 mil visitantes únicos mensais e agora contabilizamos quase 8 mil. Em 5 de agosto de 2012, o Blog contabilizou 1.818 notícias publicadas e 100.063 visitas (o número de visitas é contado a cada vez que o usuário entra na página inicial do blog para visualiza-lo).

 

Além das notícias e ensaios, oferecemos aos usuários links de interesse: Revista PBCIB, site InfoHome, blog Beth Baltar, site do LTi e vídeos educativos nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Gestão da Informação. E uma base de dados com acesso aos blogs brasileiros nas áreas de interesse do Blog De olho na CI.

 

Desde de sua criação o Blog passou por várias mudanças, realizadas de acordo com as necessidades operacionais e comunicativas que foram aparecendo com o decorrer do tempo. Depois de atribuirmos uma certificação na web, mediante o IBSN (International Blogs Serial Number), organizamos a página de arquivos, onde ficam registrados por períodos (dois números por ano/volume) as notícias e ensaios do blog. Já estão publicados três arquivos, relativos ao vol. 1, n.1 (2010) e ao vol. 2, n. 1 e 2 (2011).

 

Destarte, a missão dos que fazem De olho na CI é manter uma linha editorial de cunho informativo, socialmente responsável socialmente e consciente de seu papel de divulgação perante o público leitor.



 

* Doutora em Ciência da Informação pelo convênio CNPq/IBICT – UFRJ/ECO.

** Doutoranda em Ciência da Informação pela UFBA.

*** Administradora e Mestranda em Ciência da Informação pela UFPB, bolsista CAPES.

**** Graduando do curso de Biblioteconomia da UFPB, bolsista PIBIC/CNPq.

***** Graduando do curso de Biblioteconomia da UFPB, bolsista PIBIC/CNPq.

****** Bibliotecário e Mestrando em Ciência da Informação pela UFPB.

—————

Voltar