Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi: serviços e produtos

13/01/2012 12:42

Isa Maria Freire*

Pablo Matias Bandeira**

 

O LTi é um projeto iniciado no ano de 2009 com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), através do edital 014/2009 Universal, e a partir de 2010 com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem o propósito de contribuir para a formação acadêmica dos discentes universitários.

O Projeto LTi objetiva desenvolver uma ação de informação integrando pesquisa – ensino – extensão, com vistas ao desenvolvimento de tecnologias intelectuais que facilitem o acesso livre à informação científica e tecnológica, promovendo competências para produção e uso da informação na comunidade acadêmica e na sociedade em geral. Esta ação de informação tem como objetivos gerais:

a) Desenvolver ações com vistas a promover o acesso à Internet e à formação de competências em informação para docentes, discentes e servidores da UFPB e da sociedade em geral.

b) Propiciar a troca produtiva de conhecimentos e experiências entre consultores, instrutores e usuários do LTi.

c) Contribuir para a elaboração de políticas e desenvolvimento de modelos de ação de informação para acesso à internet e competências em informação.

Professores do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPB participam da rede, através de projetos que estão em desenvolvimento, em elaboração, ou em fase de discussão, em uma das linhas de atuação da UFPB. Recentemente, uma parceria com o Projeto Rede de Cooperação e Aprendizagem na Ciência da Informação, no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica – Novas Fronteiras da Capes, propiciou a inclusão de tutoriais em tecnologias intelectuais na área da informática.

A abordagem metodológica utilizada no LTi tem um caráter participativo, tanto em nível da articulação com o espaço sócio institucional quanto em nível da abordagem teórica.

É possível ter ciência de todo esse trabalho no portal do LTi, cuja criação data de 2009. No portal são encontradas todas as ações desenvolvidas e em desenvolvimento.

A partir das ações de pesquisa, ensino e extensão, estão disponíveis no portal: grupos de pesquisa associados, professores/pesquisadores e alunos/pesquisadores participantes, a seção de tutoriais, os vídeos educativos, as escolas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, as escolas de Graduação em Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação ou Gestão de Unidades de Informação, as Revistas Científicas Brasileiras e Estrangeiras em Ciência da Informação, o Observatório Bibliográfico e os Blogs De olho na CI e Metodologia do Trabalho Científico (MTC).

De acordo com o contador de acessos ClustrMaps disponível no LTi, desde 9 de maio de 2011 até 12 de janeiro de 2012, obtivemos 1000 visitantes únicos, distribuídos por todo o país e fora dele. Registramos a partir do Google Analytics, um tempo médio de permanência no site de 4min29seg por visitante. Vale lembrar, que dentro desse número de visitantes, tivemos 3.119 visualizações de páginas. Dos mil visitantes únicos, 784 retornaram ao site, ou seja, contabilizamos 78,4% de aprovação.

Assim, em pouco tempo disponível como Portal, o LTi mostra números expressivos de usuários que acessam livremente à informação científica e tecnológica. Destarte, estamos traduzindo em ações nossa responsabilidade social: facilitar a comunicação da informação para aqueles que dela necessitam, na sociedade.

 

 

* Professora e pesquisadora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB. Coordenadora da rede de projetos do LTi.

** Graduando dos cursos de História e Arquivologia pela UFPB. Bolsista CNPq/PIBIC.

 

—————

Voltar