Inclusão virtual da Comunidade Santa Clara

13/12/2010 22:13

 

Maria Giovanna Guedes Farias*

 

Quando o desejo de aprender ultrapassa as barreiras impostas por uma sociedade exclusiva, o objetivo de uma pesquisa de mestrado para incluir uma comunidade popular urbana na sociedade da informação se expande naturalmente, como se um rio desbravasse novas terras propensas a se tornarem férteis.

Desenvolver um sítio virtual para organizar, armazenar e disseminar o tesouro de conhecimentos da Comunidade Santa Clara[1] no ciberespaço se deu visando promover o exercício da cidadania e o reconhecimento dos moradores de si mesmos e do mundo. Essa pode ser uma forma de incentivar a produção de novos conhecimentos por outros atores sociais e de facilitar a identidade social dos principais sujeitos deste processo inclusivo. (CSC)

Entendemos que no decorrer de uma pesquisa, muitas surpresas podem surgir, não há como ter um cronograma fechado e conclusivo. O campo de pesquisa pode indicar a necessidade de mais ações, interferências, principalmente se pensarmos na responsabilidade social que os pesquisadores têm com o objeto de pesquisa.

A experiência trazida a público neste ensaio, revela um campo de pesquisa ― uma comunidade ― vasto e ávido por inovações, por saber lidar com as tecnologias da “moda”, por estar visível na rede mundial de computadores. Como um desejo concomitante da pesquisa e das pessoas-chave, das nossas fontes de informação identificadas durante diversas visitas à Comunidade, criamos o Blog da Comunidade Santa Clara .

O objetivo do estudo é facilitar às futuras gerações o acesso ao tesouro de conhecimentos das pessoas depositárias da memória social e do saber daquela localidade. Já o objetivo do coração é ver a Comunidade crescer, obter reconhecimento perante a sociedade civil, conseguir apoio de entidades e trabalhar para que ações governamentais possam chegar até os moradores.

O Blog foi criado e exibido na Comunidade, um momento festivo e emocionante, até para quem ainda estava aprendendo as primeiras palavras. Os jovens ficaram empolgados com a novidade. Todos queriam anotar o endereço do sítio virtual para mostrar a Santa Clara aos colegas, o que seria possível na lanhouse mais próxima.

Ao concluir a apresentação do Blog, ainda com todos os presentes ao evento, surgiu uma inquietação. Esta ferramenta tecnológica foi criada para a Comunidade, com histórias da Comunidade, e quem deve “cuidar” deste mais novo “santaclarense”? A resposta óbvia foi: a própria Comunidade. Para isso, seria necessário que alguns moradores se tornassem competentes para utilizar esta tecnologia de comunicação da informação. A solução veio à tona: um treinamento para os interessados.

A ideia foi concretizada por meio da criação de um tutorial de como produzir blogs na plataforma Wordpress, utilizada para o desenvolvimento do Blog da Comunidade Santa Clara, com o passo-a-passo de como inserir notícias, fotos, vídeos e ainda quais conteúdos deveriam ser postados.

Com o tutorial finalizado, alguns voluntários se apresentaram para participar do treinamento, pessoas que já utilizavam a Internet e estavam dispostas a disseminar e socializar os conhecimentos adquiridos durante o treinamento a outros moradores da Comunidade. Participaram do “Curso Gerenciamento de Blogs” três moradores, os disseminadores informacionais da Comunidade Santa Clara.

O treinamento ocorreu rodeado de muita expectativa, tanto nossa quanto dos moradores. Eles prestaram atenção, fizeram anotações, questionamentos e inseriram o primeiro conteúdo produzido por eles. Um vídeo do grupo de dança formado por adolescentes e jovens da Comunidade.

E será assim que os novos agentes informacionais estarão ajudando a construir a identidade virtual da Comunidade, agora incluída na sociedade da informação. Longa vida ao blog da CSC!

 

* A pesquisa que está sendo realizada no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB), sob orientação da profa. dra. Isa Maria Freire.

 

*Jornalista. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).



[1] Nosso campo de pesquisa é a Comunidade Santa Clara, uma comunidade popular urbana constituída na cidade de João Pessoa, Paraíba, nas proximidades do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A escolha se deu, especialmente, por que o Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFPB já atua há oito anos na CSC com projetos de pesquisa e extensão.

 

 

—————

Voltar