II Geincos: uma perspectiva geral

29/05/2011 19:20

Aline Poggi Lins de Lima*

 

Nos dias 25, 26 e 27 de maio foi realizado em nossa universidade – UFPB o II e-GEINCOS que abordou o tema “A responsabilidade ético-social das universidades públicas e a educação da população negra: a (in) visibilidade do (a) negro (a) na produção do conhecimento”. O evento contou com a presença de professores, pesquisadores e alunos de distintas formações e áreas do conhecimento, onde destacamos a participação dos alunos bolsistas de projetos vinculados ao Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi ), a saber, Aline Keyla de Souza, José Carlos Nóbrega Junior, Lucas Carneiro Guedes Santiago, Maurício Pereira da Costa Junior e Pablo Matias Bandeira.

No II e-GEINCOS veio à tona a responsabilidade ético-social na produção de conhecimento como condição fundamental para a construção de uma política que possibilite a inserção igualitária de negros (as) na pesquisa e a visibilidade de um potencial intelectual historicamente interditado ao longo da história, como pode ser observado nos debates ocorrido durante todo o evento.

Pudemos observar que as mesas redondas e os minicursos tiveram o objetivo de resultar em ações positivas que visem reduzir o preconceito, a discriminação racial e o racismo nas pesquisas em universidades públicas. O evento em si é de suma importância para a Ciência da Informação, pois a responsabilidade social está no cerne da CI e seus estudos e aplicações trazem novos olhares acerca do tema bem como sua disseminação no campo científico e na sociedade em geral como um empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade e à discussão das diferenças.

 

* Bacharel em Administração, mestranda em Ciência da Informação pelo PPGCI da UFPB, bolsista CAPES. Editora do blog De Olho na CI.

—————

Voltar