I Seminário PARA LER A INTERNET: uma visão geral

20/06/2011 11:48

Aline Poggi Lins de Lima*

 

Na última sexta-feira, 17 de junho, foi realizado em nossa universidade (UFPB) o I Seminário PARA LER A INTERNET que nesta edição abordou o tema “Projetos e políticas de inclusão digital”.

O evento contou com a presença de professores, pesquisadores, alunos de distintas formações e áreas do conhecimento, onde destacamos a participação dos alunos bolsistas de projetos vinculados ao Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi), a saber, Aline Keyla de Souza, José Carlos Nóbrega Junior, Maurício Pereira da Costa Junior, Pablo Matias Bandeira, Marlindo Anselmo Gomes dos Santos Junior, Brenda Andrade e Fellipe Sá Brasileiro. Como também se pôde observar a presença da população em geral, através de pessoas que tem afinidade e interesse pelo tema abordado.

O Seminário foi uma produção conjunta do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPB e teve como objetivo principal divulgar ações de informação e políticas para inclusão social, em níveis de pesquisa, ensino e extensão, bem como promover reflexões a partir das apresentações sobre o tema por grandes nomes do cenário brasileiro e paraibano atual, como os Profs. Drs. Emir José Suaiden e Cecília Leite, respectivamente Diretor e Vice-Diretora do IBICT, e Claudio Benedito Furtado, Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).

Durante todo o dia tivemos a oportunidade de nos deleitar em um ambiente com muita informação e conhecimento de grande importância para a Ciência da Informação, onde pudemos conhecer detalhes do processo de criação do Mapa da Inclusão Digital no Brasil, a política de inclusão digital na Paraíba e as pesquisas desenvolvidas no PPGCI.

Pudemos conhecer ações de pesquisa, ensino e extensão que estão ajudando a transformar o cenário de inclusão digital/social existente na nossa cidade, no nosso estado e até mesmo no Brasil. E tudo isso nos ajudará a LER A INTERNET de modo crítico e criativo, produtivo e distributivo, como um novo espaço social onde se possa compartilhar, livre e igualitariamente, o tesouro de conhecimentos representado pela informação disponível na rede mundial.

 

* Bacharel em Administração, mestranda em Ciência da Informação pelo PPGCI da UFPB, bolsista CAPES. Editora do blog De Olho na CI.

—————

Voltar