Em 2011, De Olho na CI

13/02/2011 17:55

Isa Freire*

Gustavo Freire*

Vania Araujo*

 

Janela de oportunidade: foi o que deu origem ao nosso blog “De Olho na CI”. A janela foi aberta em 2009 pelo projeto Publicação da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia no Portal de Periódicos da UFPB. O projeto foi aprovado no âmbito do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq. Em 2010, projetamos dois planos de pesquisa e ganhamos mais um bolsista, com talento e interesse na web2.

O universo conspirou favoravelmente e a mestranda Giovanna Farias, do Programa de Pós-Graduação em CI (PPGCI) da UFPB, jornalista por formação e profissão, se interessou pelo blog. Assinamos a certidão de nascimento em 09 de agosto de 2010, no espaço do Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi[1], tendo como Editora Giovanna e como Editor Adjunto Maurício da Costa Junior (curso de Biblioteconomia da UFPB).

Dados referentes a 2010, da sua criação até 31 de dezembro, revelam que 4.081 visitantes únicos realizaram 10.414 visitas ao blog. E em janeiro de 2011 foram 1.585 visitantes únicos e 4.326 visitas. No total, de 9/8/2010 a 31/1/2011, fomos visitados 12.062 vezes, por 5.666 visitantes.[2] A nuvem de tags do blog destaca os temas: Ciência da Informação, conferência, blog, periódico, revista, submissão, nova edição, inscrição, seminário.

Nesse mesmo período, foram publicadas 339 notícias, cinco ensaios, e 19 blogs atuantes nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, e postamos dois vídeos tutoriais produzidos pela Vuvuzela Produções. Nossas principais fontes são as listas da área ― da ANCIB, do EDICIC ―, os sites governamentais, as redes sociais e pessoais.

Dentre todos os visitantes, 19 assinaram nosso Livro de Visitas, e a estes somos gratos pelo reconhecimento e incentivo ao nosso trabalho. Alguns dos seus comentários sobre o blog encerram este ensaio:

 “Recebi o link para conhecer o blog, e resolvi conferir. Gostei muito do que vi. Parabéns!”

“[...]  Esse blog é um verdadeiro instrumento para atualização dos profissionais da informação!”

 Gostei de tudo que encontrei durante minha visita. Parabéns a todos da equipe desse belo projeto.”

“Vocês estão de parabéns, por divulgar informações da nossa área nacional e internacional, já está em meus favoritos.”

“Muito bom poder contar com publicações deste nivel.”

 “O mundo é feito de natureza e pessoas que cuidam da natureza e criam coisas que servem a si e à natureza. Essa iniciativa nos servirá e, mais ainda, se colaborarmos com ela, também. Espaços como esses nunca são demais. Democratizam saberes. Dão novas pernas às informações. Novos abraços ao conhecimento. Dos mestrandos do  PPGCI/UFPB os agradecimentos pela iniciativa positiva   e, em particular, o meu reconhecimento pelo mérito de todos voces.”

“Parabéns pela iniciativa, nós em Portugal deveríamos seguir este exemplo. Obrigada pela ajuda que nos estão a dar.”

“Satisfeito com a dedicação de todos em promover o acesso ao conhecimento. Mais uma ferramenta a ser usada na disseminação da informação.”

“Parabéns a equipe. A socialização da informação é o eixo central do blog. Com certeza beberei nesta fonte. Abraços e mais uma vez PARABÉNSSS.”

“Parabéns pela realização! Louvo a Deus pela vida de vocês, profissionais responsáveis e preocupados  com o  futuro  desta  carreira!  Tenho muuuuuito o  que aprender!  Muito  obrigada! Sucesso!”

“Notável a iniciativa. Será ‘uma mão na roda’ contar com as compilações em CI dentro de um mesmo espaço. Eu é que agradeço.”

“Parabéns a equipe pelo Blog, creio que iniciativa como esta viabiliza o acesso a informação, a todo cidadão, no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação.”

Mediante uma parceria com a ANCIB, a equipe do blog também gerencia a seção Notícias do Portal da Associação, disponível em www.ancib.org.br, com supervisão do Prof. Dr. Guilherme Ataíde Dias, Diretor de Mídias da ANCIB.

Somos gratos a todos que nos visitam e nos incentivam a manter esta iniciativa de divulgação da informação no campo científico. Fiquem conosco, De Olho na CI, em 2011.

abs

* Editores científicos do blog De Olho na CI, publicado pela revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia – PBCIB, no âmbito do Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi. <https://dci.ccsa.ufpb.br/lti>. Pesquisa com apoio do CNPq/PIBIC – UFPB. Os dados citados neste Ensaio têm como fonte o Relatório 2010 da Editora Maria Giovanna Guedes Farias. Os comentários dos usuários têm como fonte o Relatório 2010 do Editor Adjunto Mauricio Pereira da Costa Junior.

 


[2] Segundo o Clustrmaps, serviço da internet que mapeia a origem territorial dos visitantes, o blog é visitado principalmente por brasileiros (581), embora também receba visitantes dos Estados Unidos (11), Portugal (5) e até da República Tcheca (3). Outros países: Franca, Espanha, México, Argentina, Peru e Uruguai: Em: https://www2.clustrmaps.com/pt/counter/maps.php?url=https://pbcib.webnode.com.br.

—————

Voltar