De olho nos blogs brasileiros em CI

20/01/2014 21:13

Kelly Cíntia da Silva Nascimento *

 

Criado para comunicação entre a revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB) e seu público-leitor, o blog De olho na CI tem como linha editorial disseminar notícias relevantes visando informar profissionais sobre eventos no campo da Ciência da Informação Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Gestão da Informação. O projeto acontece no âmbito do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi da UFPB, e recebe apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC e PIVIC) do CNPq e UFPB.

Tem como Comissão Editorial os pesquisadores Gustavo Henrique de Araujo Freire, Isa Maria Freire e Vânia Maria Rodrigues Hermes de Araújo. O mestrando Raimundo Nonato Ribeiro é o atual Editor do blog, com meu apoio técnico. Desta forma o blog vem sendo muito visitado no período de ago. 2010 à dez. de 2013 com 332.771 visitantes.

O blog oferece à comunidade acadêmica não apenas noticias diárias como, também, ensaios (com as normas para publicação) e links para a Revista PBCIB, para o site InfoHome, para o blog Beth Baltar, para o site do LTi e para vídeos educativos nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Gestão da Informação. Não deixando de ressaltar que todas as noticias são arquivadas e podem ser encontradas no menu do blog, para quando o usuário for fazer a busca por uma noticia já publicada ele possa recuperar a informação.

Na perspectiva de oferecer um serviço qualificado sobre blogs, foi criada uma base de dados com a descrição e links de acesso aos blogs brasileiros nas áreas de interesse da Ciência da Informação e demais áreas de interesse do blog. Nesse processo, chegamos a indexar 73 blogs, mas sentiu-se a necessidade de atualizar a base de dados para facilitar a busca dos usuários.

Nesse sentido, foi feito um monitoramento e visitas a cada um deles para identificar se estavam sendo atualizados, seguindo o critério de que só iriam permanecer na base de dados os blogs que estivessem funcionando e sendo atualizados até o ano de 2012. Os que não atenderam a esse critério foram excluídos de nossa base de dados.

Após a atualização foram excluídos um total de 20 blogs, sendo 7 da área de Ciência da Informação, 5 da área de Biblioteconomia, 6 da área de Arquivologia e 2 da área de Museologia. Permaneceram em nossa base de dados 53 blogs brasileiros, como podemos observar na no quadro abaixo:

Quadro 1 - Organização por temática

ASSUNTO

Qtde.

Ciência da informação

16

Biblioteconomia

25

Arquivologia

9

Museologia

3

Fonte: Pesquisa

 

Assim, o blog De olho na CI, oferece a oportunidade para a comunidade acadêmica de acesso à informação de forma ágil e segura através de novas tecnologias de comunicação na web.

 

* Graduanda em biblioteconomia da UFPB. Bolsista PIBIC. Editora adjunta do blog De olho na CI.

—————

Voltar