Censo nacional de instituições da FGV incluiu bibliotecas

12/09/2010 22:07

Dados divulgados pela pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), como resultado de um censo nacional das instituições realizado a pedido do Ministério da Cultura, e correspondentes a 2009 apontam que 420 municípios brasileiros, 7,5% do total, tiveram suas bibliotecas extintas ou nunca abriram espaço de leitura. Outros 723 munícpios (13% do total) estão montando ou reinaugurando seus acervos. No total, são 4.763 bibliotecas municipais em todo o país, considerando que uma cidade pode abrigar mais de uma instituição de leitura e empréstimo de livros.

De acordo com esta fonte, mais de dois terços das bibliotecas municipais (71%) não oferecem acesso à internet para seus usuários. O número equivale a 3.382 instituições. Contudo, quase metade dos acervos (45%) têm computadores ligados à rede, embora boa parte use apenas para serviços internos e de gerenciamento.

A pesquisa apontou que o principal objetivo dos frequentadores de bibliotecas é fazer pesquisas escolares (65%). Visitas para o lazer são apenas 8% do total. O Amapá é o Estado que tem mais usuários querendo fazer levantamento de estudos (91%), enquanto São Paulo lidera as visitas para diversão (22%).

Se engana quem pensa que assuntos de história e de geografia são os mais pesquisados pela internet. Segundo o censo, 82% dos levantamentos em biblioteca são para as duas disciplinas, seguidas de literatura (78%) e obras gerais – enciclopédias e dicionários (73%).

Fonte: https://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/censo-aponta-falta-de-bibliotecas-publicas-em-um-quinto-das-cidades-brasileiras-20100430.html

—————

Voltar