Catálogos e o histórico da EDUFPB

16/04/2013 16:23

Sirleide Pereira*

 

O ano de 1962 representa o marco histórico da Editora Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) e da Imprensa Universitária (IU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente Editora Universitária da UFPB (EDUFPB). Naquele ano, foi publicada a primeira obra com o selo da IU/UFPB: Augusto dos Anjos e sua época, de Humberto Nóbrega.

Na UFPB não houve comemorações por esse feito, haja vista a contradição entre as datas e a ausência de documentos a esse respeito. Mesmo assim, ainda é tempo para se rememorar a criação da EDUFPB. Só não dá para esquecer, definitivamente, já que em mais 50 anos de atividade editorial, a EDUFPB ultrapassa a marca dos mil títulos lançados e conquistou seu espaço entre as demais congêneres do país voltadas para a divulgação da ciência e tecnologia.

Contudo, o embaralhamento entre as datas históricas tem embaçado a visão de quem se debruça sobre os estudos memorialísticos das editoras públicas universitárias. Para uns, como Fernandes, a Imprensa Universitária da Paraíba surgiu em 1965, tendo como missão “a canalização, através do livro, da produção intelectual da comunidade universitária e do Estado da Paraíba, fazendo com que essa fortuna seja divulgada em todo o país” (CATÁLOGO DE PUBLICAÇÕES, 2000, p. 5).

Porém, há controvérsias. O professor Geraldo Batista de Araújo, o primeiro diretor da EDUFRN, declara que visitou a Imprensa Universitária da Universidade Federal da Paraíba, em 1962, para se inspirar no modelo e sugeri-lo à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PEREIRA, 2012). Essa versão coincide com os dados do primeiro Catálogo de Publicações 1962-1988 (RAMALHO; FELIX, 1988), o qual registra: a primeira obra da IU/UFPB foi publicado em 1962. Logo, essa editora foi criada em 1962 ou antes.

Esse mesmo catálogo, organizado Wilza da Costa Ramalho, bibliotecária-Chefe do Setor de Seleção da Biblioteca Central da UFPB, à época, e Maria do Socorro Azevedo Felix, bibliotecária, atuante também na Editora, referente mais uma vez essa informação. Em 1965 já eram oito os títulos publicados pela EDUFPB e mais o periódico Revista da Faculdade de Filosofia da Paraíba (Catálogo de Publicações, 1988, p. 9-43).

Ferreira (2006) também trabalha com essa mesma informação. A autora detalha que entre abril e maio de 1964, o golpe militar afastou o Chefe da Imprensa Universitária da UFPB, Luiz Gonzaga Rodrigues (UFPB 50 anos, 2006, p. 55). A propósito, a Imprensa Universitária da UFPB resistiu como pode à mordaça, publicando no ano seguinte, em 1965, “Cravina Alsfaltada,” um conto em 45 páginas, pelas Edições Caravela (MELO, 1994, p. 127). Ou seja, a Editora Universitária da UFPB não só existia antes de 1965, como tentou enfrentar a camisa de força imposta pela ditadura militar à divulgação de ideias e de saberes.

Em 1998, circulou o segundo catálogo da EDUFPB, atualizado por Germana Laura Helena da Silva, à época aluna do Curso de Biblioteconomia da UFPB e por Joana Coeli Ribeiro Garcia, professora, no mesmo período, do Departamento de Biblioteconomia da Universidade (DEBIB/UFPB), atualmente Departamento de Ciência da Informação (DCI/UFPB). Com 88 páginas, essa fonte de informação registra, inclusive, as obras em processo de impressão, ou seja, no prelo. E o terceiro catálogo, lançado em 2000, contempla em suas 91 páginas que a EDUFPB publicou até o ano de 2000 mais de 700 obras.

Vale ressaltar que 1978 foi o ano em que a IU da UFPB passou a ser denominada Editora Universitária da UFPB (EDUFPB). No entanto, independente do nome original, a cinquentenária Editora Universitária da UFPB precisa ser festejada pela data, papel histórico na divulgação da informação técnico-científica no âmbito da Paraíba e pela contribuição para a evolução da ciência.

 

*Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. Jornalista da UFRN. 

—————

Voltar