As redes são estruturas comunicativas*

09/07/2019 11:22

Gustavo Henrique de Araújo Freire**

Isa Maria Freire**

 

A sentença completa é “Na vida social, as redes são estruturas comunicativas”, e foi escrita por Manuel Castells n’O poder da comunicação (2015, p.66). Já em 1997, no início da Era da World Web Wide (www), Santos identificava duas grandes matrizes de redes: uma enfatizando o aspecto material e outra que também levaria em conta o aspecto social. Nesta última, a ideia de rede contempla o transporte de mensagens produzidas por pessoas com intenção de se comunicar, inseridas em uma estrutura socioeconômica. Por isso mesmo, insiste Santos (1997, p.220), “as redes são técnicas, mas também são sociais”.

Desde a emergência da Web2, ou web semântica, a Internet tornou-se palco de uma explosão comunicacional sem precedentes na história da humanidade. Nesse universo comunicativo os blogs se destacaram, tornando-se o locus para diversos tipos de ações comunicativas, inclusive no campo da comunicação e divulgação científicas.

Na área de Ciência da Informação, no Brasil, identificam-se iniciativas vinculadas a periódicos científicos e programas de pós-graduação, como meio de ampliar a comunicação entre pesquisadores e, também, entre profissionais da informação.

No processo de atualização da Lista de blogs brasileiros do blog De olho na CI¹, vinculado ao periódico Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, o Editor de Dados² identificou outros dois blogs com este tipo de vinculação: Conhecimento em Ação, vinculado à Revista Conhecimento em Ação, publicação do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e SciELO em Perspectiva, vinculado à Scientific Eletronic Library Online, indexador de periódicos científicos de acesso livre.

Foram identificados três blogs editados por bibliotecas: Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha, em São Carlos; Biblioteca Nacional; e Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará. E um blog vinculado a Grupo de Pesquisa CNPq: Documentos Arquivísticos Digitais - GED/A e Patrimônio Documental Arquivístico, também vinculado ao curso de Arquivologia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense.

Na interação entre os atores sociais forma-se uma rede de comunicação na Internet, facilitando o acesso a informações e a troca de experiências entre os participantes, tornando o processo comunicacional mais rico e significativo. Essa troca de experiências no campo comunicativo valoriza o capital intelectual e tem grande repercussão na produção e circulação, facilitando aos usuários uma visão multirreferencial sobre um mesmo assunto.

Numa comunidade científica, a estrutura de comunicação em rede mediada na Internet adquire inestimável valor no que concerne ao atendimento de necessidades informacionais dos sujeitos sociais. Esperamos que a comunidade da Ciência da Informação valorize cada vez mais esse espaço comunicacional, oferecendo novos canais de circulação da informação abertos aos pesquisadores e profissionais da área, ampliando as oportunidades para troca de ideias e compartilhamento de informações.

 

* Editorial publicado na revista Informação & Sociedade: Estudos (v. 29, n. 2, 2019).

** Editores da revista Informação & Sociedade: Estudos.

 

Referências

 

CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. 1ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

 

BLOG DA BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Disponível em: https://bchufc.wordpress.com/author/bchufc/.

 

BLOG DA BIBLIOTECA NACIONAL. Disponível em: https://blogdabn.wordpress.com/.

 

BLOG DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA. Disponível em: https://bpmeuclidesdacunha.blogspot.com/

 

CONHECIMENTO EM AÇÃO. Disponível em: https://conhecimentoemacao.blog.br/

 

DE OLHO NA CI. Disponível em: https://www.deolhonaci.com/

 

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS. Disponível em: https://documentosarquivisticosdigitais.blogspot.com/

 

SCIELO EM PERSPECTIVA. Disponível em: https://blog.scielo.org/sobre/#.XPPBpohKg0t

 

¹ Foram listados 45 blogs. Disponível em: https://www.deolhonaci.com/lista-de-blogs/.

² Gregório Goldman, arquivista, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

 

 

—————

Voltar