Aproximação entre Teoria Queer e Ciência da Informação

05/06/2014 10:27

Odete Máyra Mesquita Coelho*

Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos**

 

No mestrado, por ocasião da disciplina Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação, tivemos a oportunidade de assistir a palestra sobre Teoria Queer proferida pela Profa. Dra. Maria da Luz Olegário (UFCG). Esse texto é fruto de breves considerações e diálogos sobre uma possível relação entre essa teoria e a Ciência da Informação no que diz respeito à necessidade de políticas públicas informacionais na atual sociedade.

Conforme Maria da Luz, a Teoria Queer contrapõe a normatividade binária, sendo seu alvo mais imediato de oposição a heteronormatividade compulsória da sociedade. Essa teoria surgiu como uma proposta de mudança de foco dos estudos de minorias (não podendo se traduzir como uma inferioridade numérica, mas como maiorias silenciosas) para os processos de construção da sexualidade a partir da díade heterossexualidade/homossexualidade.

O termo “Queer” mostra a presença do inconveniente e desprezível na composição da sociedade, assim como sua ressignificação positiva na teoria social. Representa a diferença que não quer ser assimilada ou tolerada e, portanto, sua forma de ação é muito mais transgressiva e perturbadora.

O objetivo da Teoria Queer engloba “não propriamente as vidas ou os destinos de homens e mulheres homossexuais, mas sim a crítica à oposição heterossexual/homossexual, compreendida como a categoria central que organiza as práticas sociais, o conhecimento e as relações entre os sujeitos”. (OLEGÁRIO, 2012). O Queer se torna, assim, uma atitude epistemológica que não se restringe à identidade e ao conhecimento sexuais, mas que se estende para o conhecimento e a identidade de modo geral. Pensar Queer significa questionar, problematizar, contestar, todas as formas bem comportadas de conhecimento e de identidade. (SILVA apud OLEGÁRIO, 2012).

Os estudos de sexualidade proporcionaram as Ciências Sociais Aplicadas um grande impulso qualitativo, com um foco no discurso, na criação de significado, no rompimento de verdades e queda de mitos e nas experiências de vida cotidianas e/ou compartilhadas. Relacionando a temática da Teoria Queer junto a Ciência da Informação, devemos levar em conta o contexto dessa última enquanto Ciência Social Aplicada, percebendo a grande contribuição quanto a pesquisa qualitativa oriunda da Teoria Queer.

A Ciência da Informação, por se tratar de uma ciência de caráter interdisciplinar, e ter como objetivo o estudo das propriedades gerais da informação pode, através de um olhar social e interdisciplinar, contribuir com a construção de uma visibilidade positiva para Teoria Queer, através de uma política de disseminação da informação.

Jardim (2010) afirma que uma política de informação “é o conjunto de regras formais e informais que diretamente, restringindo, impulsionando ou de outra maneira, formam fluxos de informação”. Para Aquino (2008, p.10) as políticas de informação de interesse da Ciência da Informação “devem estar dotadas de um conteúdo profundo e apropriado para identificar problemas, propor soluções e ajudar a resolver as dificuldades sociais do mundo por meio da disseminação da informação”.

De modo geral, as políticas de informação precisam ser refletidas como prioridade para a sociedade, uma vez que instigam os sujeitos a pensarem sobre a necessidade de ensinar o homem a viver em sociedade. Assim, uma política de informação que interesse a Teoria Queer deve atentar para a disseminação de informações que incida na discriminação social reduzindo a sua representação nas instituições e nos setores da atual sociedade que vive em constante transformação.

É um assunto emergente, do qual a Ciência da Informação pode juntar esforços e contribuir para o entendimento de vários fenômenos sociais.

 

REFERÊNCIAS

 

AQUINO, Mirian de Albuquerque. A inclusão de afrodescendentes nas políticas de informação: por uma compreensão da diversidade cultural. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2009, São Paulo. [Anais...] São Paulo: USP/ANCIB, 2008.

JARDIM, José Maria. Obstáculos à construção de políticas nacionais de arquivos no Brasil e na Espanha: uma abordagem teórico-metodológica de análise comparada. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. [Anais...] Rio de Janeiro: ANCIB, 2010.

OLEGÁRIO, Maria da Luz. Teoria Queer. Palestra proferida na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação - PPGCI/UFPB, em 14 de junho de 2012.

 

* Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará.

** Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Bibliotecário da Biblioteca de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará.

—————

Voltar