A Paraíba representada no XIII ENANCIB

22/11/2012 10:46

Aline Poggi Lins Lima (*)

Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos (**)

 

Nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro aconteceu na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, o XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), promovido anualmente pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e organizado esse ano pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz.  O ENANCIB se constituiu, ao longo desses anos, como o principal evento de pesquisa na área da Ciência da Informação no Brasil.

Este ano o ENANCIB abordou o tema “A sociedade em rede para a inovação e o desenvolvimento humano”, no qual pretendeu-se intensificar a reflexão sobre o papel da informação na sociedade em rede, especialmente no que diz respeito à inovação para um desenvolvimento humano sustentável.

A abertura do evento contou com a Conferência Magna proferida pela especialista uruguaia Judith Sutz, da Universidad de la República (UdelaR). A conferencista abordou a relação entre a informação e a inovação, bem como suas influências para o desenvovimento e inclusão social.

Congregando o conjunto dos pesquisadores dos programas de pós-graduação nacionais no domínio da CI, o evento contou com um foro privilegiado de apresentações e discussões da pesquisa científica na área. Dentre o conjunto de programas de pós-graduação de diversos estados brasileiros, fez-se presente o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) que participou em grande número entre mestrandos, doutorandos e professores.

Muitos pôsteres e comunicações orais foram apresentados pelos pesquisadores paraibanos e discutidos com especialistas de todo país e também de fama internacional. Thais Helen do Nascimento Santos, mestranda do PPGCI/UFPB, teve seu trabalho intitulado “Informação Étnico-racial em fontes iconográficas do Arquivo Histórico da Paraíba” reconhecido como o melhor pôster dentro do GT 10 - Informação e Memória. Destaque também para o trabalho "Categorização das ações de informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi", da Professora Doutora Isa Maria Freire que obteve a maior pontuação entre os avaliadores do GT 1 - Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação.

Na Assembleia Geral Ordinária da ANCIB, realizada dia 30 de outubro no ENANCIB, tomou posse a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação para o biênio 2012-2014. A Diretoria da ANCIB está assim constituída: Isa Maria Freire (UFPB), presidente; Lilian Alvares, vice-presidente; Maria Isabel Barreira, secretária. O Conselho Fiscal está constituído pelas docentes Marisa Brasher Medeiros e Julia da Silveira e pela discente Alegria Benchimol.

Realmente foi uma alegria para nós, mestrandos do PPGCI/UFPB participar deste importante momento para a Ciência da Informação, e perceber seus avanços na pesquisa e suas contribuições para a inclusão social dos indivíduos, percebida principalmente nas discussões abordando a informação e a inovação.

 

* Bacharel em Administração. Mestranda em Ciência da Informação pelo PPGCI da UFPB. Bolsista CAPES.

** Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará. Mestrando em Ciência da Informação pela UFPB.