A Localização dos Leitores

29/01/2014 10:49

Publicação do Editorial da revista Informação&Sociedade: Estudos, v.23, n.3, 2013*

Disponível em: https://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/17871/10201

 

Quando a Internet começou a tecer sua rede, no início dos anos 1990, a medição dos acessos era apenas uma tarefa técnica. Mas com o advento da Wide World Web chegaram as variáveis do mercado e a medição passou a ser considerada de maneira ampla, pelos produtores de conteúdos. Conforme Brandão ainda se usa a tecnologia básica daqueles contadores originais, incrementando um número a cada acesso e exibindo diretamente no site a quantidade de visualizações, com a mesma motivação: mostrar que a página tem uma visibilidade expressiva. E este foi o motivo que nos moveu na direção dos contadores.

Nossa questão foi assim colocada: quais revistas brasileiras da área de Ciência da Informação usam contadores de acesso em seus sites? E se usam, quais dados estão disponíveis para os usuários interessados?

Para delimitar nosso universo, usamos a listagem de Revistas Brasileiras em Ciência da Informação disponível no Portal do Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi A página lista 49 revistas, das quais 11 são históricas e estão inativas. Das 38 revistas ativas selecionamos as 24 que publicaram em 2013 e nesta amostra constatamos que 7 revistas usam contadores para medir a quantidade de visitantes que acessam a revista pela primeira vez, os chamados visitantes únicos. Como descrevemos no quadro 1, a seguir:

 

Quadro 1 – Revistas que usam contadores de acessos

Título

Contador

Ágora – Revista do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina e do Curso de Arquivologia

ClustrMaps

https://agora.emnuvens.com.br/ra

Biblos – Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação

ClustrMaps

https://www.seer.furg.br/biblos

Biblionline

WhosAmung

https://whos.amung.us

ETD – Educação Temática Digital

Webcontadores

https://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/

Informação & Sociedade: Estudos

ClustrMaps

https://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/index

PBCIB - Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia

ClustrMaps

https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pbcib/index

Perspectivas em Gestão & Conhecimento

ClustrMaps

https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc

 

                Fonte: Elaborado pelos autores.

 

Das revistas do quadro 1 analisaremos os dados das que utilizam o ClustrMaps, um contador que assinala a quantidade e localização geográfica dos visitantes únicos. Duas revistas instalaram seus contadores em 2013: a Ágora e a Biblos.

A revista Ágora instalou seu contador em outubro de 2013 e a maioria dos visitantes únicos está localizada em Santa Catarina. Contando 14 novos acessos diários, a revista tem leitores em outros países, com destaque para os Estados Unidos, Portugal e Espanha. A Biblos também instalou seu contador em outubro de 2013 e a maioria dos visitantes únicos está localizada nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Contando 33 novos acessos diários, a revista tem leitores em vários países, destacando-se os Estados Unidos e Portugal.

A revista PBCIB – Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia instalou seu contador em novembro de 2010 e a maioria dos seus visitantes único se distribui em nove estados brasileiros, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Distrito federal. Contando 22 acessos diários, a revista tem leitores em vários países, destacando-se Estados Unidos, Portugal e Moçambique.

A revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento instalou seu contador em dezembro de 2010 e a maioria dos seus visitantes únicos se distribui em oito estados brasileiros, com destaque para São Paulo, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia e Ceará. Contando 49 acessos diários, a revista tem leitores em vários países, destacando-se Portugal, Estados Unidos, Espanha e México.

A revista Informação & Sociedade: Estudos instalou seu contador em agosto de 2008 e a maioria dos seus visitantes únicos está distribuída em 11 estados brasileiros, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Paraná, Distrito Federal e Pernambuco. Contando 127 acessos diários, a revista tem leitores em vários países, destacando-se Portugal, Estados Unidos, Angola, Espanha, Moçambique e México.

O mapeamento geográfico dos usuários das revistas científicas on line pode dar subsídios para os gestores sobre os espaços onde estão concentrados os leitores, relacionando-os, por exemplo, com a localização de universidades e programas de pós-graduação na área de Ciência da Informação. Os dados revelam mais indícios do que pudemos analisar, no espaço deste Editorial, mas certamente as revistas que adotam contadores de acesso estão caminhando na direção de uma maior interação entre autores, editores e leitores, como abordamos no Editorial do n. 2 deste volume 23 desta revista.

Por esse caminho, podemos, no futuro, vir a adotar indicadores qualitativos que esclareçam, também, sobre o fluxo de leitores no território da literatura da Ciência da Informação publicada em periódicos brasileiros na web.

 

 

* Gustavo Henrique de Araújo Freire

   Isa Maria Freire

   Editores da I&S

 

—————

Voltar